Notícias

1 12/02/2016 20:00

Se você brincou o carnaval com a intenção de consumir bebida alcoólica misturada com energéticos é melhor não mais se arriscar a esse ponto, pois essa combinação pode ser “explosiva”. O médico cardiologista Newton Ferreira Rodrigues alerta para o perigo que isto representa: “O energético pela sua composição, à base de cafeína e outras substâncias similares, por se só já provoca vários efeitos colaterais. A bebida com álcool, que sozinha gera danos no sistema nervoso central, misturada com o energético os efeitos se acumulam”, alerta o médico.

Os energéticos são bebidas ricas em cafeína e taurina, potentes estimulantes. “Taquicardia, palpitação, confusão mental, insônia, piora do nível de pressão arterial e aumento da glicemia, risco maior para diabéticos, são alguns dos efeitos provocados”, relata o doutor Newton Rodrigues, que chama a atenção dos jovens frequentadores de academias para o consumo. “Muitos que fazem uso do energético e álcool, também fazem uso de anabolizantes que têm ação prolongada, mesmo se ele parar de tomar antes do carnaval”, pontua.

O cardiologista baiano afirma que pessoas com a idade avançada, “naturalmente já têm incidência maior de hipertensão, diabete, obesidade. Fazendo uso de energético com bebida alcoólica passa a ter risco cardiovascular maior. Além da arritmia pode ter infarto e derrame cerebral – Acidente Vascular Cerebral (AVC) - “, enfatiza. Dr. Newton Rodrigues assegura que arritmia cardíaca é a reação mais frequente entre os consumidores da combinação álcool com energético. Ele destaca que uma doença cardíaca preexistente também pode ser agravada e, se o usuário tem uma doença insipiente, ainda não manifestada, ela pode ser potencializada por causa da mistura.

Portanto, pessoas de qualquer idade estão sujeitas a correrem perigo devido à combinação de energético e álcool. “O ideal é não usar o energético. Um simples cafezinho já tem uma dose de cafeína pra deixar o folião bem estimulado. Mas se ele for tomar o energético quanto menos, melhor, e jamais misturar com álcool ou qualquer outra substância”. Ainda segundo o cardiologista, arritmia cardíaca é a reação mais comum entre os usuários da combinação explosiva. “Até mesmo mais de três xícaras diárias de um simples café pode provocar arritmia”, confirma.

Tribuna da Bahia







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.