Notícias

1 19/12/2014 17:15

Aconteceu nessa quinta (18), na Assembléia Legislativa da Bahia, uma Sessão Especial em que homenageou José de Almeida Castro, com a Comenda 2 de julho.

O jornalista e pioneiro da televisão no Brasil, recebeu a Comendae emocionou a todos. Aos 92 anos, o homenageado fez um discurso repleto de reminiscências, lembrando de sua trajetória em Salvador.

O homenageado nasceu na Baixa dos Sapateiros em 30 de junho de 1922 e, aos nove anos, diante de crise financeira familiar para poder comprar a farda do colégio Estadual da Bahia, foi ser ajudante de mecânico no linotipo do jornal A Tarde. Foi a partida para uma longa vida em que ele jamais deixou de trabalhar em veículos de comunicação, chegando a presidir a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Abert. Foi colega na imprensa baiana de políticos como Carlos Marighela e Antônio Carlos Magalhães, formando-se em Direito ainda jovem, para depois seguir para o Rio de Janeiro, onde fez doutorado, grau acadêmico também conquistado em universidades americanas. Nos Estados Unidos, fez estágio na KomuTV, em Los Angeles, e também nas universidades de Chicago e Denver, cursando também a Universidade Mundial de Turismo – além de cursos na BBC (Londres), na TV Espanhola, na TAI Italiana e ainda um curso pioneiro sobre cobertura de televisão via satélite, ainda na época do Intelsat.

Em entrevista ao repórter Itajaí Júnior daRede Baiana de Rádio, o homenageado falou desse momento para sua vida. “Eu mesinto grato de que o exemplo da minha vida possa servir de estímulo e apoio para os jovens. Eu desejo que não aceitem conquistar as coisas por favores ou bajulações. Lutem para conseguir, por menos que você tenha materialmente, tendo caráter e vontade de fazer, esse é o seu fim: chegar a uma posição de destaque e de respeito”, declarou.

Quando questionado sobre o momento de evolução da Comunicação no Brasil, o Homenageado disse que o mundo é sempre marcado por mudanças. “Eu tive a honra de preparar grandes mestres de televisão. O jovem de hoje acha que sabe de mais hoje do que nós que fizemos a televisão.Eu montei 14 emissoras desde o primeiro tijolo até o primeiro programa no ar. Hoje em dia os jovens têm facilidades que nós não tivemos”, afirmou.

Ainda sobreo que se comenta nomomento em que vive Rádio, José de Almeida Castro disse que todos os inventos da tecnologia, tudo que sai da mente da pessoa interessada em produzir e realizar, todas elas sofrem medo e fez um relato da importância desse veículo de comunicação. “Nosso papel é dar aopovo o direito ao contraditório, o direito a nos contestar e a fazer melhor”, declarou.

O evento contou com as participações de diversasautoridades, bem como representantes da Comunicação no Estado. Dentre eles,Eduardo Gordiano Diretor da Rede Baiana de Rádio e Fernando Henrique Chagas, Presidente da ABART- Associação Baiana de Rádio e Televisão e representante da ABERT-Associação Brasileira Das Emissoras de Rádio e Televisão. Fernando Henriquefalou da importância desse momento para a comunicação no Brasil .“Almeida Castro é um exemplo para a radiodifusão brasileira. Ele que tanto lutou para a radiodifusão crescer. Foi uma alegria muito grande e um exemplo de vida as palavras de Almeida Castro que emocionou a todos os presentes. Trabalhamos juntos na TV Itapuã, Rede Bahia e o ensinamento de Almeida Castro é muito importante para quem faz comunicação”, finalizou.

Por Joyce França

 







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.