Notícias

1 17/04/2021 14:13

Em entrevista ontem, sexta-feira (16/4), pelo repórter Antônio Carlos, da Rádio Andaiá FM, o delegado Edilson Magalhães, que esteve à frente da 4° Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Antônio de Jesus, até a última quarta-feira (14/4) quando foi substituído pelo delegado Joaquim José de Souza, revelou ao repórter surpresa ao saber da própria exoneração.

"As mudanças são normais, ainda mais quando há mudança de gestão. O secretário anterior foi exonerado, toda cúpula de polícia foi mudada, então eu esperava inicialmente que eu fosse sofrer também alguma modificação, pois faz parte do nosso trabalho. Mas demorou muito e como o nosso trabalho estava muito bom, com muitas operações feitas (os números comprovam) e como foi sinalizado pela chefia que eu permaneceria, eu achava que não iria sair mais", afirmou o delegado.

Ainda segundo o delegado, ele ficou sabendo da decisão através da imprensa. "Fui pego de surpresa pela imprensa, alguns colegas me ligaram e pensei até que fosse fake news, porque eu não estava sabendo. Isso gerou um certo desconforto, não pela mudança, que é natural", desabafou.

Ao fazer um balanço da própria gestão, o delegado ressaltou a redução de roubos a condomínios em Santo Antônio de Jesus, a redução nas taxas de homicídios e de crimes contra o patrimônio e destacou a parceria com a Polícia Militar no combate ao crime no município. A taxa de homicídios também apresentou diminuição, de acordo com o delegado. "Em 2015, foram registrados na Isp de Cruz das Almas, 196 homicídios. Quando assumi o cargo, esse número passou para 135. Em 2017 também foi registrada outra diminuição desse número", declarou.

Além dos dados apresentados, o delegado disse ainda que a Coordenadoria ganhou em todos os anos em que ele esteve à frente do órgão, o Prêmio de Desempenho Policial (PDP), a cada semestre.

Em relação ao aumento ligeiro de ocorrências registradas em 2020, o delegado atribui, além da redução no número de servidores devido à pandemia de Covid-19, como o fato dele ter se ausentado durante um período por ter se candidatado ao pleito eleitoral do município de Laje.

Quanto às perspectivas futuras, o delegado deixa clara sua preferência em ser delegado titular de Polícia Civil nos municípios de Laje e São Miguel das Matas. "Eu voltaria para Laje por uma questão de ligação com a cidade. Minha prioridade é a polícia e não a política, apesar de gostar muito dela. Mas tenho dois anos para decidir", disse.

A respeito de planos para a política, "Está sendo aventada a possibilidade de que eu me candidate a deputado pela minha entidade de classe. Não temos um representante de delegado de polícia em nível estadual e nem em nível federal, mas isso é algo a ser amadurecido. Se não for eu, acho que os delegados de polícia precisam ter um representante", reiterou.

O delegado agradeceu pela colaboração prestada pela imprensa santantoniense, em especial, a Rádio Andaiá FM, pelo esclarecimento da população a respeito de conteúdo desinformativo relacionado às ocorrências dentro de sua gestão.







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.