Esportes

1 12/12/2017 15:20

Menos de duas semanas após faturar o seu terceiro título da Copa Libertadores, o Grêmio inicia hoje a busca por uma conquista ainda maior. Às 14h (horário da Bahia), o time gaúcho entra em campo para enfrentar o mexicano Pachuca no estádio Hazza bin Zayed, em Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, pelas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa.

O confronto é o passo decisivo para o tricolor disputar a decisão do torneio em um possível duelo contra o poderoso Real Madrid, mas a semifinal tem sido cada vez menos um jogo protocolar para os clubes brasileiros e sul-americanos. Basta lembrar o que aconteceu no ano passado com o colombiano Atlético Nacional, derrotado pelo Kashima Antlers. Além disso, Internacional e Atlético Mineiro também sofreram derrotas traumáticas para Mazembe e Raja Casablanca em 2010 e 2013, respectivamente.

Até por isso, o Grêmio tem repetido o discurso de evitar falar sobre o aguardado encontro contra o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, que fará a outra semifinal da competição com o anfitrião Al Jazira, amanhã, às 14h. “Para chegar em uma final, temos a semifinal. Não adianta ficar falando de Real Madrid, se temos o Pachuca, até porque ninguém sabe se eles estarão na final. Nosso objetivo é o Pachuca, este é o adversário que assistimos, todo o grupo, então estamos preparados para fazer esta semifinal”, disse o técnico Renato Gaúcho.

CARNE DE PESCOÇO

Realizado no atual formato desde 2005, o Mundial de Clubes da Fifa viu quatro equipes brasileiras se classificarem à decisão. Mas o Santos, em 2011, foi o único time que conseguiu a vaga na final com um triunfo por mais um gol de diferença - 3x1 sobre o japonês Kashiwa Reysol.

Esse retrospecto faz o Grêmio acreditar em duelo complicado contra o campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, mesmo que o Pachuca tenha apresentado um futebol pobre na vitória por 1x0 sobre o Wydad Casablanca, no último sábado, em duelo definido apenas na prorrogação. “O Pachuca é sem dúvida um osso duro, carne de pescoço. É um jogo importantíssimo para eles como é para nós”, afirmou o treinador gremista.

A decisão da Libertadores, porém, deixou uma sequela no Grêmio. Considerado a principal revelação do futebol brasileiro em 2017 e já cobiçado por gigantes do futebol europeu, o volante Arthur se lesionou na segunda partida contra o Lanús e nem viajou aos Emirados Árabes Unidos. Ele será substituído por Michel.

Os gremistas, mesmo assim, exibem confiança no time liderado pelo atacante Luan, artilheiro da campanha na Libertadores, para chegar à final com Renato Gaúcho, que como jogador foi campeão mundial pelo clube contra o Hamburgo, em 1983.

Correio
Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.