Notícias

1 22/10/2016 02:02

A cada dois anos acontece a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Em 2016, o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), promove sua 5ª edição.

Como nas edições anteriores, o tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que oportuniza aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Seguindo as orientações curriculares, os estudantes de cada etapa escolar produzem seu texto adotando um gênero textual específico:

Poesia – 5º e 6º anos; Memória literária – 7º e 8º anos; Crônica – 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio; e Artigo de opinião – Ensino médio (2º e 3º anos).

Ao longo do ano são realizadas cinco etapas para seleção dos textos estudantis: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional. A estudante Rayssa Martins, que cursa o 9º ano no Colégio Dr. Julival Rebouças em Mutuípe, com o texto no gênero crônica, intitulado “Quem sou?” e que retrata o Rio Jiquiriçá, tem enfrentado esse desafio junto a outros estudantes. Passou pela fase escolar, municipal e estadual e no mês de novembro estará junto com sua professora de Língua Portuguesa, Maria de Fátima Barreto, junto a outros semifinalistas em Porto Alegre participando da etapa regional. 

Fonte: Nossavozbahia







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.