Notícias

1 27/09/2016 20:30

Um garoto de 5 meses é o primeiro bebê nascido a partir de uma técnica que usa material genético de três pessoas na concepção. A notícia foi destaque da revista científica New Scientist. O bebê, identificado somente como I.H., tem a maior parte do DNA herdados dos pais, mas uma pequena parcela genética vem de uma doadora.

A vantagem da técnica é permitir que pais com uma rara mutação genética tenham bebês saudáveis. Essa forma de fertilização só é permitida, por enquanto, no Reino Unido. O primeiro bebê nascido a partir da técnica, no entanto, é de pais jordanianos, que receberam tratamento de uma equipe americana no México.

"É revolucionário", disse o cientista Dusko Ilic, do King's College London, à revista. A publicação explica que a mãe do bebê tem genes da síndrome de Leigh, doença letal que atinge o sistema nervoso em desenvolvimento, embora ela não tenha desenvolvido a doença. As informações genéticas ligadas à doença ficam separadas da maior parte do DNA, localizada no núcleo da célula.

Cerca de 25% da mitocôndria da mãe do bebê tem mutação que causa a doença. Mesmo saudável, ela teve dois filhos que nasceram com a síndrome de Leigh e morreram. Com isso em vista, ela e o marido procuraram ajuda de médicos no New Hope Fetility Center, em Nova York.

O método de tratamento aprovado no Reino Unido permite fertilizar o óvulo da mãe e da doadora com o esperma do pai. Antes dos óvulos fertilizados começarem a se dividir, cada núcleo é removido. O núcleo do óvulo fertilizada do doadora é removido e substituído pelo núcleo do óvulo fertilizado da mãe. Esse método, no entanto, não era apropriada para a família jordaniana - muçulmanos, os pais se opõem à destruição de embriões.

O especialista John Zhang usou outra estratégia. Ele retirou o núcleo de um dos óvulos da mãe e inseriu o material no óvulo de uma doadora, cujo núcleo já havia sido removido. O óvulo resultante, que tinha material nuclear da mãe e DNA mitocondrial da doado, foi fertilizado com o esperma do pai.

Foram criados cinco embriões, mas só um se desenvolveu de maneira adequada. Este embrião foi implantado no útero da mãe e a criança nasceu saudável, nove meses depois.

Correio







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.