Notícias

1 28/03/2024 10:36

Única serpente azul do gênero, espécie asiática chegou em junho de 2023 ao Museu Biológico do Instituto Butantan, em São Paulo

Uma víbora azul que havia sido resgatada em janeiro do ano passado, em Eunápolis, foi batizada com o nome de Rita Lee em homenagem à cantora, que tinha grande ligação com as cobras. A serpente, da espécie Trimeresurus insularis, está no Museu Biológico do Instituto Butantan, onde chegou no dia 14 de junho de 2023, pouco mais de um mês depois do falecimento da cantora, em 8 de maio. A espécie é proveniente de ilhas da Indonésia, na Ásia.

Única serpente azul do gênero, ela foi resgatada em Eunápolis no dia 17 de janeiro, com outros 59 répteis que estavam sendo transportados ilegalmente, e em condições precárias, dentro de um ônibus que saiu de São Paulo. Eles seriam levados para Feira de Santana.

Os répteis foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 e levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Porto Seguro (CETAS-PS). De lá, alguns foram transferidos para o Instituto Butantan, onde passaram por um período de quarentena até se instalarem no Museu Biológico do Parque da Ciência Butantan.

Segundo a pesquisadora científica e coordenadora de manutenção animal do museu, Silvia Cardoso, um casal de Trimeresurus insularis foi transportado para o Butantan, mas a fêmea chegou em situação ainda mais precária e morreu dois dias depois, restando apenas o macho.

A Trimeresurus insularis tem olhos vermelhos, mede apenas 65 centímetros e pesa pouco mais de 60 gramas. A ocorrência da cor azul entre as víboras-de-lábios-brancos é considerada incomum, já que a maioria delas é esverdeada. “Esse padrão ocorre somente em algumas ilhas da Indonésia”, explica o biólogo e herpetólogo do Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, Francisco Luís Franco.

Trata-se de uma espécie arborícola, por isso tem preferência em ficar no topo das árvores e raramente desce ao chão. À noite, também se alimenta de pequenos mamíferos, anfíbios e lagartos. Por ter a cauda preênsil, consegue se pendurar em galhos e segurar as presas impedindo-as de escapar.

O veneno dessa serpente tem ação local, mais parecido com o das jararacas, e não tem efeito neurotóxico, que afeta o sistema nervoso, como da cascavel. No entanto, o envenenamento causado pela picada da Trimeresurus insularis pode causar grandes danos à saúde, como hemorragias e necrose.

Outro problema é que o soro contra esse veneno não está disponível no Brasil, já que a espécie é exótica.

As cobras estiveram presentes em diversos momentos da carreira de Rita Lee, que tinha grande ligação com os animais em geral e com a natureza. Um deles foi em 1974, em um show de Alice Cooper, em São Paulo, quando a cantora ficou indignada ao ver o roqueiro maltratando duas jiboias que faziam parte do show e as levou embora do backstage.

Rita Lee também já se vestiu de cobra para cantar um de seus maiores hits, a música Erva Venenosa, que faz referência ao veneno da cascavel.


Foto: Reprodução

 

Fonte: Radar News







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.