Notícias

1 31/07/2022 08:25

O avanço tecnológico acaba sendo um aliado de criminosos internacionais que tomam dinheiro com esquemas já conhecidos, mas que ganham novas roupagens para atrair novas vítimas.

Um “velho golpe” que está novamente fazendo sucesso é o do falso emprego que promete grandes ganhos mas acaba é tirando dinheiro dos “funcionários".

o meio pelo qual as ofertas mirabolantes chegam tem sido o telefone celular, por meio de mensagens SMS ou em aplicativos, como WhatsApp e Telegram.

Os criminosos, que na maioria das vezes não estão no Brasil, conseguem milhões de números de telefone em pacotes que são vendidos na internet e enviam as mensagens com as ofertas.

Veja o tipo de mensagens que oferecem esses falsos empregos com supostos grandes salários, mas que são falsos:

golpe do falso emprego em meio período está tão massificado que chega a virar piada nas redes sociais e motivar especialistas a “cair” de propósito para ver como funciona a engenharia desse crime.

A empresa de inteligência em segurança AllowMe, por exemplo, clicou em links como os das imagens acima para ver o que aconteceria. De acordo com o relato, após clicar, a pessoa conversa com um golpista que se passa por recrutador e é estimulada a passar alguns dados pessoais, como nome completo, RG e CPF.

É o primeiro risco do golpe, pois esses dados são valiosos na mão dos bandidos e podem ser vendidos ou usados para aplicar outros golpes ou abrir empresas ou contas-fantasma.
Em seguida, a vítima é cadastrada em uma espécie de plataforma de compras e ganha uma missão. É como um joguinho, no qual a pessoa precisa atingir objetivos para atingir as metas e, assim, ter os ganhos prometidos.

Nos sites de vendas, a vítima faz compras, mas normalmente paga via Pix para contas de pessoas físicas, um indicativo de que nada sequer é comprado. No perfil de quem foi enganado, porém, cada compra vira créditos, normalmente com um acréscimo de 30% ou 50%.

Só que esse saldo não existe. Se a pessoa tenta sacar, o sistema avisa que ainda faltam missões ou compras. E cada uma tem um valor maior do que a anterior, até que a “missão” se torna impossível… e a vítima percebe que caiu num golpe.

Os textos que circulam costumam usar o nome de empresas grandes, como Amazon ou Mercado Livre, e oferecem vagas de meio período com salários que podem chegar a R$ 5 mil por dia. E tudo para trabalhar de casa, usando apenas o celular.

 

 

*Metrópoles







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.