Notícias

1 12/05/2021 18:32

A dengue potencializa a possibilidade de uma pessoa desenvolver sintomas caso seja infectada pelo coronavírus. Pessoas que já tiveram a doença transmitida pelo aedes Aegypti têm um risco duas vezes maior de desenvolver sintomas da Covid, mostra um estudo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Os resultados foram publicados na revista Clinical Infectious Diseases.

Durante o estudo, amostras sanguíneas de 1.285 pessoas foram analisadas pelos pesquisadores. Os resultados sugeriram uma interação entre as epidemias de dengue e Covid-19, uma agravando a outra. A situação é chamada de “sindemia” pelos cientistas.

“Ambas afetam os setores mais vulneráveis da população", afirmou o coordenador da pesquisa, Marcelo Urbano Ferreira.

A pesquisa também apontou que a idade é outro fator relevante. Os dados mostraram que quanto mais velho, maior a chance de ter Covid-19 sintomática e maior a probabilidade de ter sido exposto à dengue.

A pesquisa foi desenvolvida com voluntários do município de Mâncio Lima, no Acre.

Os resultados obtidos pelo ICB-USP  vão de encontro a um outro estudo realizado em 2020, que sugeriu que a infecção prévia por dengue poderia ter um fator protetor contra o coronavírus.

Marcelo Urbano  ressalta que a diferença nos resultados pode ser explicada pela diferença na abordagem. Em um estudo o trabalho foi feito com dados já existentes e agregados, ou seja, não foram analisados de acordo com diferentes características. Já no outro estudo, os dados coletados dependem da memória dos pacientes sobre ter tido ou não a doença e de um diagnóstico que não necessariamente foi preciso, explicou o cientista.

 

Fonte: Bahia Notícias







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.