Notícias

1 25/02/2021 14:43

“É o pior momento da pandemia”, disse Rui Costa

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), informou no início da tarde desta quinta-feira (25) que decretará a suspensão de todas as atividades não essenciais durante este fim de semana em todo o estado.

A medida, que valerá entre as 17h de sexta (26/2) e as 5h de segunda (1º/3), foi anunciada em uma coletiva de imprensa virtual em conjunto com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM). A restrição visa conter o avanço da pandemia e, assim, evitar um colapso no sistema de saúde diante da explosão na demanda por UTIs  (unidades de Terapia Intensiva).

“Apesar de toda ampliação de leitos que fizemos e continuaremos a fazer, cresce o número de pacientes internados. E nós conjuntamento decidimos fechar as atividades não essenciais. As medidas são urgentes para diminuir a aceleração do crescimento”, declarou o governador, ao justificar que a restrição valerá simultaneamente ao toque de recolher atualmente em vigor em 381 municípios — à exceção da região oeste.

Segundo o governador, nos dias de restrição, não será permitido o funcionamento de bares, restaurantes (está autorizada entrega por delivery até a 0h), shoppings nem comércio de rua. Os supermercados ficarão proibidos de vender bebida alcoólica.

Também estão vedadas atividades coletivas, o que inclui a prática de esportes.

A circulação de ônibus, no entanto, não será a afetada, já que os coletivos poderão funcionar dentro do horário já estabelecido no decreto de toque de recolher.

O estado tem atualmente 82% das UTIs ocupadas. Segundo dados da Sesab (Secretaria Estadual de Saúde) atualizados até as 9h22, 908 pessoas estão em tratamento em leitos para casos graves de Covid-19.

Esse é o maior número de pacientes com coronavírus internados desde o início da pandemia. No pico da crise sanitária, em 2 de agosto do ano passado, o total chegou a 857 doentes. Já as UTIs pediátricas registram 61% de ocupação.

Fechamento valerá entre os seguintes horários

Comércio de rua:  17h de sexta às 5h de segunda

Bares e restaurantes: 18h de sexta às 5h de segunda

Shoppings e centros comerciais: 20h de sexta às 5h de segunda

 







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.