Notícias

1 10/12/2002 12:05

Cristina Pita

A explosão da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus ocorreu no dia 11 de dezembro de 1998 e deixou 64 pessoas mortas: a maioria delas mulheres e crianças. O caso expôs as precárias condições de trabalho às quais as vítimas eram expostas.

Este ano a tragédia completa 22 anos na próxima sexta-feira, dia 11 de dezembro, e para lembrar anos de luta e resistência integrantes do Movimento 11 de Dezembro estão organizando algumas atividades serão realizadas virtualmente e presenciais.

Na sexta (11/12), às 9h30, na Praça do Bairro Irmã Dulce, acontece um ato ecumênico; às 11h45, hora em que ocorreu a explosão da fábrica de fogos, soltura de balões personalizados com os nomes das 64 vítimas. Todas as ações serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Movimento 11 de Dezembro.

Nesse ano atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, os parceiros não poderão estar presentes, mas estão enviando vídeos se solidarizando com os familiares e falando a respeito das mortes e violações de direitos humanos dos trabalhadores da fábrica de fogos.

Aton Fon, da Rede Social de Justiça e advogado dos familiares do Movimento 11 de Dezembro, atuou durante esse 22 anos no processo Criminal e no processo contra o Governo Federal. Aton Fon já atuou em outra causas de grandes repercussões, como no júri popular da Irmã Doroty e Índio Patachó, entre outros, tendo êxito em todos por unanimidade. "Nosso carinho, respeito e gratidão a esse ser humano incrível", agradeceu Rosa Rocha, do Movimento 11 de Dezembro; e Ana Maria Santos, presidente do Fórum de Direitos Humanos (FDH) e parceira do Movimento 11 de Dezembro em Santo Antônio de Jesus, deixaram seus depoimentos em solidariedade ao Movimento.

ATON FON

ANA MARIA SANTOS







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.