Notícias

1 30/10/2020 11:59

Cristina Pita

Moradores da comunidade conhecida como Nova Canaã, nas imediações da BA-046, em Santo Antônio de Jesus, se reúnem em protesto, interditando a rodovia, na manhã desta sexta-feira (30/10). A comunidade, que abriga 107 famílias, está apreensiva com a possibilidade de ser despejada do local.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, de prenome Branco, neste sábado, dia 31, vence o prazo da liminar e os moradores estão preocupados. Na comunidade mora idosos, crianças e pessoas com doficuldades de locomoção. "A gente quer que o poder público venha ver nosso direito, que é à moradia. Tem essa ordem de despejo e nada foi resolvido até hoje. Pedimos as autoridades que venham resolver nossa situação", pediu.

A comunidade de Nova Canaã é composta por cerca de 107 famílias que corre risco de despejo em um processo judicial envolvendo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA). A companhia segue em negociações com a comunidade.

A contestação fundiária na região começou em 2018, quando a Coelba ingressou com ação de reintegração de posse do terreno que vinha ocupado por dezenas de famílias. Em julho deste ano, após atuação da DPE/BA, uma liminar que então assegurava à Coelba o direito de desocupação foi suspensa pelo Tribunal de Justiça da Bahia devido à pandemia do coronavírus. A suspensão, no entanto, foi fixada apenas até o dia 31 de outubro.

Na área hoje estão construídas 61 casas de alvenaria, onde em muitos casos residem famílias compostas por crianças e idosos. Os moradores já estabeleceram forte vínculo com a terra e também desenvolvem agricultura familiar como forma de garantir a subsistência. 

O tráfego de veículos foi interditado e a Polícia Militar está no local. Mais informações durante o Andaiá Urgente desta sexta, na Rádio Andaiá FM.

Confira na reportagem de Frank Monteiro:

 

 

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.