Notícias

1 07/08/2020 07:31

Cristina Pita, com reportagem de Tino Alves

O coordenador do Departamento de Polícia Técnica - DPT, de Santo Antônio de Jesus, perito Lino Oliveira, informou ao repórter Tino Aves, da Rádo Andaiá FM, na manhã desta sexta-feira (7/8), que um médico legista mais cinco profissionais do órgão foram contaminados pelo coronovírus.

De acordo com o perito, os motoristas foram os mais infectados. Apesar de terem cumprido os protocolos, um funcionário do DPT precisou ser internado em um hospital para tratar a doença. "Todos ficaram em quarentena e o protocolo foi cumprido, mas um funcionário chegou a ser internado. Agora já estão todos bem. Fizemos os testes rápidos cedidos pela prefeitura", disse Oliveira.

Segundo o coordenador do DPT, os funcionários trabalham de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. "Todo corpo que vem do hospital é acondicionado junto a outros corpos com Covid ou com morte vilenta. E quando entra aqui, é tratado como contaminado (por Covid) e trabalhamos como fomos orientados. A gente usa os EPIs, com protetores faciais, máscaras e roupas que não tem nenhum tipo d hipermeabilidade, tudo o que é usado é acondicinado nos conteineres como se fosse material proveniente de dejetos hospitalares. Usamos máscaras descartáveis ou não, que passam por higuenização", garantiu Lino Oliveira.

Na hora do exame de necrópsia, o corpo não é aberto. "Salvo se precisarmos extrair uma bala, por exemplo. Mas a recomendação é para não abrir o corpo em hipótese nenhuma. O resultado dos laudos são para descrever lesões externas do que internas. É uma  recomendação da Sesab e estamos tomando todas essas cautelas", afirmou o coordenador do DPT/SAJ, Lino Oliveira.

Ouça:

Desinfecção dos DPTs

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública - SSPBA, o Departamento de Polícia Técnica Bahia realizou a higienização com solução de hipoclorito das suas instalações na Capital e no Interior, como no DPT de Santo Antônio de Jesus.

O trabalho, que iniciou no mês de julho, já atendeu os prédios do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, Laboratório Central de Polícia Técnica, Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto, Diretoria Geral, a Coordenadoria de Camaçari e no prédio do Instituto de Identificação Pedro Mello.

A ação faz parte do protocolo de controle do contágio do Novo Coronavírus dentro do DPT.  Foram agendadas ações no interior e as coordenadorias que serão atendidas são Santos Antônio de Jesus e Feira de Santana, segundo o órgão anunciou no ultimo dia 30 de julho.

Segundo o protocolo, os peritos médicos-legistas responsáveis pelo atendimento a casos de lesões corporais devem questionar aos custodiados, após a realização do corpo-delito, se existem sintomas gripais, em especial tosse improdutiva persistente, rinorreia (nariz escorrendo), dispneia (dificuldade de respirar), febre e episódios esternutatórios (espirros).

Um protocolo de conduta de médicos-legistas com custodiados foi expedido após pedido do Ministério Público da Bahia - MPBA. Os casos positivos para sintomas gripais devem ser informados aos responsáveis pela condução do custodiado, recomendando seu transporte à unidade de saúde mais próxima, antes do retorno à carceragem. Conforme o protocolo, o encaminhamento dever ser feito com o preenchimento da Guia de Encaminhamento por Suspeita de Covid-19.







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.