Notícias

1 20/02/2020 15:15

Daniel Carvalho dos Santos conhecido popularmente como Seu Daniel é mas uma das muitas personalidades da Feira Livre da Cidade de Amargosa. Em entrevista a equipe de jornalismo da emissora de Rádio Vale FM 102.3, Daniel contou um pouco da sua jornada de quase 43 anos de feira livre.

Nascido em Amargosa e criado no distrito do Gentil ele tem uma relação muito forte com a natureza e o artesanato, além de artesão é um bom produtor orgânico, contudo concentra seu tempo no artesanato em utensílios típicos do Nordeste, como as Arupembas, Esteiras, Chapéus de palha, e tantos outros produtos usados pelos nordestinos e nas religiões de matriz Africana, mantendo assim a cadeia cultural em nosso município viva.

Daniel sendo a segunda geração de artesões nos contou “comecei muito pequeno na feira, meu pai tinha barraca do mesmo tipo que eu tenho, com a idade ele parou é eu continuei, se eu parar não sei o que vai acontecer porque essas artes eu compro, faço e revendo, se eu parar para quem as pessoas irão vender já que eu compro essas mercadorias de outros artesãos. Se eu parar a roda de capoeira não vai ter o chocalho, a biriba e por ai vai, infelizmente poucos querem trabalhar com isso, é difícil ver que os turistas compram mais esses produtos que os nativos”, disse.

Seu Daniel vende o artesanato amargosense em toda região baiana, levando com muito orgulho um pouco da arte dos filhos de Amargosa para toda Bahia.

Seu medo é de um dia esses produtos tão típicos do nosso povo serem esquecidos, “Já passei por muita dificuldade nas feiras da Bahia, mas o meu medo mesmo é ver essa cultura se perder. Para mim nesse momento é mais produtivo porque a concorrência é menor mas isso revela também que o interesse por esse negócio é pequeno”, comentou.

Seu Daniel permanece crendo que dias melhores virão, “enquanto forças eu tiver eu permaneço aqui firme e forte”, comentou.

 

 

 

Da Redação Vale FM.







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.