Notícias

1 20/02/2020 10:40

A Caixa Econômica Federal anunciou na segunda-feira que os trabalhadores poderão pedir qualquer tipo de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por aplicativo de celular e indicar uma conta bancária para receber o dinheiro. O procedimento vale para o saque imediato do FGTS, para o saque-aniversário, e para outras modalidades normais, como aposentadoria ou doença.

"Trabalhadores podem fazer o saque do FGTS sem se dirigir à agência da Caixa, diretamente pelo celular, mandando recursos de sua conta vinculada para uma conta bancária de sua própria titularidade na Caixa ou em qualquer banco, sem nenhum custo", afirma Edilson Carrogi, vice-presidente de agente operador em exercício da Caixa Econômica Federal.

Carrogi afirma que mesmo nos casos em que é preciso apresentar documentos para dar direito ao saque, o trabalhador poderá tirar uma foto e enviá-la pelo próprio aplicativo. Segundo ele, se tudo estiver correto, em até cinco dias úteis, o dinheiro é disponibilizado. Caso haja algum problema, o trabalhador será avisado pelo próprio aplicativo.

"Há casos em que a gente identifica imediatamente o direito ao saque, por exemplo, na aposentadoria. A gente já recebe a informação da concessão da aposentadoria de forma eletrônica, então, já identificamos o direito ao saque imediatamente", afirma Carrogi. Quando o trabalhador precisa anexar documentos, uma equipe faz a análise para liberar o saque.

Por enquanto, é possível fazer essa solicitação para dispositivos Android. Para iOS, a previsão é que a partir de amanhã essas funcionalidades já fiquem disponíveis. Os trabalhadores que preferirem ainda podem ir a uma agência da Caixa para sacar o FGTS.

Saiba como pedir o dinheiro do FGTS pelo aplicativo

Faça um cadastro

- Baixe o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS)

- Será preciso fazer um cadastro. Informe CPF, nome completo, data de nascimento, email e cadastre uma senha (deve ser numérica e ter ao menos seis dígitos). Selecione "Não sou um robô" e, depois, "Cadastre-se"

- Após preencher as informações, o sistema enviará um link para o email informado. No email, clique em "Link para verificação de endereço de email" e depois confirme o seu endereço eletrônico.

- Volte ao aplicativo, informe o CPF e a senha

- O programa fará perguntas relacionadas ao seu trabalho, como quando você ingressou na empresa e se trabalhou em determinado lugar, por exemplo

- Leia os termos e condições do aplicativo. Se aceitar, clique em "Continuar". Você tem a opção de cadastrar o número do celular para receber informações sobre seu FGTS

Como pedir a transferência do saque imediato

- Na página inicial do aplicativo, escolha "Saque Imediato das contas FGTS"

- Vá em "Solicitar recebimento em crédito em conta", destacado em laranja

- Escolha "Conta de outros bancos"

- O sistema já preenche seu nome e CPF. Será preciso informar o banco, tipo de conta (corrente ou poupança), agência (sem dígito) e número da conta. Vá em "Confirmar"

- Verifique seus dados bancários e confirme sua solicitação novamente

- Surgirá uma mensagem de que a conta foi cadastrada com sucesso. Vá em "Continuar com o saque"

- Aparecerá "Solicitação efetuada com sucesso!" com os dados da conta cadastrada e a data prevista para o crédito

Atenção: o saque imediato deve ser solicitado até 31 de março. Se não fizer o resgate, o dinheiro permanece no fundo de garantia.

Veja como pedir o FGTS em outras situações

- Na página inicial, escolha "Meus saques"

- Aparecerá a tela "Tudo sobre meus saques FGTS". Escolha "Outras situações de saques"

- Selecione o motivo do saque, que pode ser: "Rescisão por culpa recíproca ou força maior", "Doença grave, terminal ou órtese/prótese", "Falecimento do trabalhador", "Calamidade pública", "Aposentadoria", "Inatividade no regime FGTS", "Idade igual ou superior a 70 anos" ou "Suspensão do Trabalho Avulso - Período maior/igual a 90 dias"

- Ao escolher um dos motivos, o sistema dirá quais documentos precisa apresentar e dará instruções de como tirar a foto para enviar o documento. Também será preciso cadastrar uma conta bancária para receber os valores

Atenção: para demissão sem justa causa, o trabalhador consegue ver na tela inicial do aplicativo o valor liberado. Basta, portanto, indicar uma conta bancária.

Saque-aniversário é opcional

No aplicativo da Caixa é possível aderir ao saque-aniversário, uma nova modalidade de saque do FGTS, em que o trabalhador pode retirar, se quiser, uma parte do fundo de garantia uma vez por ano, com a condição de não poder sacar o saldo da conta se for demitido sem justa causa. A multa de 40% do FGTS não muda. Nesse caso, também dá para cadastrar uma conta para receber esses valores anuais.

O valor anual vai depender do total que o trabalhador tem no fundo. Ele poderá sacar uma parcela de 5% a 50% do que tem nas contas, mais um valor fixo todo ano, dependendo de quanto tem de saldo total. No aplicativo é possível simular o valor que receberia nessa modalidade.

Para receber ainda neste ano, é necessário optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês em que você nasceu.

Aplicativo deve ajudar no uso do FGTS para casa própria

Carrogi afirma que no caso do uso do FGTS para a casa própria, como o dinheiro não vai para o trabalhador, e sim para um agente financeiro, ainda não há essa opção no aplicativo.

Ele diz que nos próximos meses, a Caixa deve disponibilizar uma funcionalidade para agilizar a utilização dos recursos da conta do FGTS para a moradia própria.

UOL







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.