Notícias

1 18/01/2020 10:29

A Emissora de Rádio Vale FM 102.3 recebeu diversas reclamações de moradores temerosos em consumir a água que saem de suas torneiras com uma coloração que foge dos padrões normais. A água para ser considera pura tem quer preencher três pré-requisitos, que são: incolor (sem cor), insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro).

As reclamações que chegam a emissora são mais frequentes dos moradores do bairro da Catiara e Alto da Bela vista, os mesmos afirmaram que quando abrem as torneiras pela manhã cedo ou no final do dia a água apresenta uma cor turva, segundo entrevistados depois de continuo uso da agua ela volta ao seu aspecto normal.

Segundo o Manual de Controle da Qualidade da Água para Técnicos que Trabalham em ETAS (Estação de Tratamento de Águas).  

Para caracterizar uma água são determinados diversos parâmetros, que são indicadores da qualidade da água e se constituem não conformes quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso. As características físicas, químicas e biológicas da água estão associadas a uma série de processos que ocorrem no corpo hídrico e em sua bacia de drenagem. Ao se abordar a questão da qualidade da água, é fundamental ter em mente que o meio líquido apresente duas características marcantes, que condicionam, de maneira absoluta, a conformação desta qualidade: capacidade de dissolução e capacidade de transporte.

A qualidade requerida está bem definida nas concentrações máximas permitidas para determinadas substâncias, conforme especificado nas Resoluções CONAMA 357/05, 396/08 e 430/2011, que dispõem sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e superficiais e estabelecem as condições e padrões de lançamento de efluentes. Os principais indicadores da qualidade da água são separados sob os aspectos físicos, químicos e biológicos.

Propriedade das águas naturais.

 Massa específica;

 A massa específica, ou densidade absoluta, indica a relação entre a massa e o volume de uma determinada substância.

 Viscosidade;

 A viscosidade de um líquido caracteriza a sua resistência ao escoamento. Esta grandeza é inversamente proporcional à temperatura, o que significa que uma água quente é menos viscosa que uma água fria.

Tensão superficial;

Na interface que separa o meio líquido e o meio atmosférico, ou seja, na camada superficial micrométrica de um corpo d’água, há uma forte coesão entre as moléculas, fenômeno este denominado tensão superficial. Às vezes, esta coesão é tão forte que pode ser observada a olho nu em um recipiente de água ao se tocar levemente sua superfície com o dedo.

Calor específico;

O calor específico da água é elevadíssimo, superado, dentre os líquidos, apenas pelo amoníaco e pelo hidrogênio líquido.

Dissolução de gases;

 A água apresenta a capacidade de dissolução de gases, alguns dos quais bastante importantes para a ecologia do ambiente hídrico.

Dissolução de substâncias;

 Além de gases, a água também tem a capacidade de dissolver outras substâncias químicas, as quais apresentam relevância na determinação de sua qualidade. http://www.funasa.gov.br/.

 

 

Da redação Vale FM







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.