Notícias

1 16/08/2019 06:00

Cristina Pita

As gêmeas siamesas Laura e Lais Silva dos Santos, que nasceram na manhã desta quinta-feira (15/8), no Hospital Maternidade Luís Argolo, mantido pela Santa Casa de Misericórdia, em Santo Antônio de Jesus, estão sendo transferidas agora à noite para Feira de Santana, de onde seguirão de UTI Aérea para Goiânia.

Segundo a superintende da Santa Casa, Ludmila Reis, o caso das gêmeas siamesas chegou até o Ministério da Saúde, que entrou em contato com a Santa Casa. "O gabinete do ministro da Saúde ligou e liberou o avião da FAB, ligou para Goiânia e fez toda a comunicação entre a Santa Casa e a equipe do hospital de Goiânia", informou.

Conforme informações da diretora médica da Santa Casa, a pediatra Jussara Argolo, a Central de Regulação do Estado enviou uma UTI Móvel, já que a regulação  foi realizada através da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). "A equipe da Santa Casa entrou em contato com Zacharias Calil, cirurgião-pediatra do Hospital Materno Infantil, de Goiânia, que é referência nesse tipo de cirurgia. Então, junto com a Sesab, organizamos tudo para que as recém-nascidas fossem para Goiânia”, relatou a médica.

A tia de Laura e Laís, Lina Santos, será a acompanhante, já que a mãe das gêmeas, Liliane, continua internada no Hospital Maternidade Luís Argolo.

De acordo com a direção do Hospital, primeiro as irmãs irão de ambulância para o aeroporto de Feira de Santana e do aeroporto seguem para Goiânia. "A Central Nacional enviou um avião, que transportará as siamesas para Goiânia", Jussara Argolo.

As duas meninas nasceram prematuras. A mãe Liliane estava no oitavo mês de gestação. Ela é de Piraí do Norte, no baixo sul da Bahia.  As meninas são unidas pelo abdômen, compartilhando o fígado, a bexiga, o rim e  o órgão reprodutor.

LEIA MAIS AQUI

https://www.andaia.com.br/index/noticias/id-120237/em_caso_raro__mae_da_a_luz_gemeas_siamesas_na_santa_casa_de_misericordia_de_santo_antonio_de_jesus

Referência

Goiânia é referência nacional quando o assunto é cirurgia pediátrica. O pediatra Zacharias Calil é reconhecido no Brasil inteiro, e também a equipe formada no Hos­pital Materno Infantil (HMI), que é público, e já acompanhou dezenas de casos de gêmeos siameses.

 







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.