Notícias

1 17/06/2019 11:30

SAJ tem economia movida com o comércio e serviços. Maragogipe, com o cultivo da mandioca

Formado por 19 municípios, o Recôncavo baiano tem uma das produções agrícolas mais diversificadas do estado. A diversidade na lavoura garante sustento para as famílias que vivem nas zonas rurais o ano inteiro.

Na região, as riquezas vêm da agricultura: 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do Recôncavo sai do campo. A agricultura é uma cultura tão forte que a maioria das pessoas mora na zona rural.

Na cidade de Maragogipe são os recursos naturais que aquecem a economia do município. Em Maragogipe, por exemplo, 60% dos habitantes vivem nos distritos.

A maior parte, uma média de 70%, do que é produzido entre frutas, verduras, hortaliças e raízes, são vendidos para centrais de abastecimento (ceasas), feiras livres, mercados e restaurantes – principalmente da região metropolitana de Salvador.

Outros 20% da produção é destinada à merenda escolar do município. Em Maragogipe, 7 de cada 10 escolas ficam no campo. Os produtos frescos são entregues nas instituições pelo menos três vezes por semana. Os 10% restante fica na própria comunidade para alimentar as famílias que trabalham na cidade.

Apesar disso, as cidades tem em comum um produto que todo mundo aposta no cultivo: a mandioca. A raiz não é comercializada somente do jeito que é tirada da terra.

                        Foto Enadio Careca

Muitos agricultores transformam a mandioca em farinha, usando maquinários artesanais dentro de casas especializadas para a produção. Só em Maragogipe são 1.400 casas de farinha, que garantem o sustento para os donos das propriedades locais.

O principal rio que corta o recôncavo é o Paraguaçu, que tem 600 km de extensão. 

COMÉRCIO

Apesar de levar o nome do santo casamenteiro, a cidade de Santo Antônio de Jesus vibra mesmo é no São João. O município é conhecido como a capital do recôncavo e é uma potência comercial, e polo de referência em saúde e educação

Também conhecida como Nazaré das Farinhas, a cidade tem o mais antigo cine-teatro em funcionamento do Brasil: o Rio Branco. Os principais eventos da cidade são a Feira dos Caxixis e a Via Crucis, os dois realizados no mês de abril.

Entre os pontos turísticos, Nazaré tem a Cachoeira do Roncador, que é uma opção de passeio ecológico. Para quem gosta de levar produtos produzidos pelos locais que visita, a cidade é famosa pelo azeite de dendê, a cachaça de alambiques e a produção de cerâmica.

A cidade de Cachoeira é conhecida pelas manifestações culturais, como a Festa da Boa Morte, que leva milhares de pessoas às ruas todos os anos no mês de agosto, e a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). 

 

*As informações são do Correio







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.