Notícias

1 15/05/2019 19:02

A preparação foi realizada no Centro de Operações e Inteligência, com a participação de representantes de unidades responsáveis para que tudo ocorra bem

 

Para que a Copa América 2019 ocorra com tranquilidade, a Secretaria da Segurança Pública testou, na quarta-feira (15/5), a atuação policial em situações de risco no evento, com intuito preparar os profissionais estrategicamente. Representantes das Polícias Militar, Civil, Técnica, Corpo de Bombeiros, além da Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Transalvador e Vigilância Sanitária participaram do grande teste.

O comandante da operação, capitão PM Alan Freitas, explicou que antes de tudo foi feito o levantamento de uma matriz de riscos na Copa América. “A partir dela foram criando os protocolos de atuação integrada, ou seja, os procedimentos a serem postos em prática de todas as instituições envolvidas nas situações”, disse, acrescentando ainda que a experiência de hoje é uma espécie de validação dos protocolos previstos.

O monitoramento será feito em todos os espaços que envolvam a Copa América, que vai do estádio onde cada jogo será realizado, áreas no entorno, até os hotéis que recebem os visitantes e jogadores. “O ensaio dá ciência dos riscos e nos permite montar ações preventivas, para que cada profissional atue com eficiência, seja onde for, trabalhando em conjunto com as unidades parceiras”, esclareceu capitão Alan.

O software consegue simular qualquer ocorrência como acidentes, crimes, ataques, entre outros, e norteia o desenvolvimento dos métodos para um menor tempo resposta. “Com isso, podemos minimizar ou até cancelar qualquer risco à segurança dos baianos e turistas que vão prestigiar o evento”, ressaltou o capitão.







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.