últimas notícias

Notícias

1 30/04/2024 12:11

Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) iniciaram oficialmente, na segunda-feira (29), uma greve por tempo indeterminado. A categoria também instalou o Comando de Greve durante reunião na sede da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub). 
 
O Comando de Greve é aberto aos docentes e tem a função de mobilizar a categoria e organizar o movimento grevista na defesa das reivindicações, que são: reajuste salarial 2024, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

O calendário inclui uma reunião com o Governo no dia 6 e Assembleia Geral no dia 9, às 14h. Também foi acertada participação na mobilização do Dia do Trabalhador no Farol da Barra, na quarta (1º) e reunião do Comando de Greve, no Instituto de Biologia, na quinta-feira (2), às 08h30. 

Em nota, a Ufba confirmou que recebeu comunicado da APUB Sindicato informando sobre a realização da assembleia dos docentes - no dia 25 de abril - que deliberou pela aprovação da greve da categoria e ressaltou que reconhece o direito de greve e a legitimidade da luta dos trabalhadores.
 
Quanto às atividades que vão continuar ativas nos campi, a assessoria apenas informou que a atuação da Administração Central visa assegurar a manutenção das atividades essenciais e recomenda que as unidades acadêmicas também procedam desta forma, a fim de atender aos melhores interesses da comunidade universitária.







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.