Notícias

1 14/12/2018 23:13

Um desenho exposto em uma parede de praça pública na cidade de Bragança, no Pará, tem gerado conflito entre a população. De acordo com informações do G1, a imagem em questão retrata o Ataíde, uma figura folclórica amazônica, cujo principal traço é o tamanho avantajado do órgão sexual.

Segundo a lenda, ele é uma entidade protetora dos mangues, da vegetação e dos coletores de caranguejo da região, e possui braços longos, boca na altura do peito e genitália gigantesca. 

Para o arte-educador Angelo Fonseca, que estuda as lendas amazônicas, a polêmica cresceu por causa do conflito entre a cultura popular e a cristã europeia. “Em Bragança o cristianismo é muito forte. Por conta disso, o desenho entrou em conflito com o moralismo religioso.

O Ataíde foi um dos personagens mais perseguidos pela cultura cristã durante a história”, afirma o pesquisador, ao G1. “O Ataíde faz parte do folclore de lá. É algo da natureza. Em outras religiões, como o budismo e o hinduismo também existem personagens com uma conotação sexual. Isso é tudo da natureza”, destacou o pesquisador.







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.