últimas notícias

Notícias

1 22/10/2018 19:00

Cristina Pita

Um jovem com esquizofrenia precisa de ajuda para comprar medicamentos e controlar as crises da doença. Em entrevista a Itajay Junior, na Rádio Andaiá FM, na manhã desta segunda-feira (22/10), Ronaldo Santos do Carmo pediu apoio de comerciantes, moradores e voluntários para comprar três medicamentoa. Somente um deles custa R$ 149.

Ronaldo contou que mora na Rua Monsenhor Gilberto Passos, no bairro Alto Sobradinho, em Santo Antônio de Jesus. "Preciso destes medicamentos para controlar as dores que sinto e por causa disso não estou mais conseguindo andar", relatou. O jovem disse que também precisa fazer exames, que foram solicitados pelo SUS. 

Quem puder ajudar Ronaldo, basta entrar em contato pelo (75) 98154-6890.

Sobre a doença

 A esquizofrenia é uma desordem cerebral grave que pode ser mantida sob controle com medicação e terapia. A esquizofrenia muda a forma como a pessoa pensa, sente e percebe o mundo em geral. Por isso motivo, é muito comum para as pessoas nessa condição terem alucinações e delírios.

70 milhões de pessoas no mundo sofrem com o transtorno mental ainda sem causa definida. Os pacientes têm as relações sociais afetadas, já que ouvem vozes, têm alucinações e paranoias de perseguição. 

Portadores desse transtorno mental têm direitos e atendimento assegurados. SUS oferece programa gratuito de fornecimento de medicamentos

Pacientes esquizofrênicos têm garantidos, por lei, diversos direitos e atendimentos, como assistência social, psicológica e reabilitação. Eles também têm acesso gratuito a vários tipos de remédios antipsicóticos, que são os mais eficazes no controle da doença.
 
Direito e proteção
 
Às pessoas acometidas de transtorno mental estão assegurados os direitos e a proteção, sem qualquer forma de discriminação. - Lei nº 10.216, de 20/12/1999, Artigo 1º.
 
Atendimento especializado
 
O paciente tem direito a receber atenção especializada com assistência integral, incluindo serviços médicos, de assistência social e psicológicos. - Lei nº 10.216, de 20/12/1999, Artigo 2º, Parágrafo Único, Incisos VIII e IX e Artigo 4º, Parágrafo 2º.
 
Ajuda para reabilitação
 
É garantido o direito ao auxílio-reabilitação fora do hospital ou unidade psiquiátrica ao qual esteve internado, em assistência, acompanhamento e integração social. - Lei nº 10.708, de 06/04/2001.
 
Medicamentos
 
Além dos antipsicóticos de primeira geração (típicos), o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais têm um programa de dispensação de medicamentos excepcionais, incluindo antipsicóticos de segunda geração (ou atípicos), para pacientes com esquizofrenia refratária. São pessoas que não respondem aos demais medicamentos ou que não toleram os efeitos colaterais dos antipsicóticos típicos, precisando, portanto, ser medicadas com os atípicos, como risperidona e olanzapina.
 
Eles são fornecidos gratuitamente pelo governo através do Programa de Medicamentos Excepcionais. Fazem parte dele também quimioterápicos contra o câncer e a rejeição de transplantes.
 
O paciente deve estar dentro dos critérios do programa e precisa de um laudo médico e receita confirmando a necessidade do referido medicamento. Existe um formulário (SME), encontrado nas unidades de saúde, que deve ser preenchido e carimbado pelo médico assistente.
 
Hospitais psiquiátricos Conveniados e Caps (Centros de Atenção Psicossocial) em todo o Brasil. (*Ministério da Saúde)

 
 







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.