últimas notícias

Notícias

1 17/09/2018 14:15

Pelo menos 3,6 milhões de brasileiros estão entre as pessoas que não poderão votar nas eleições deste ano. Elas não fizeram o recadastramento biométrico. Na lista, a Bahia aparece na liderança com um total de 710.636 cancelamentos.

O levantamento geral foi feito pelo G1 com base em dados de 862 cidades espalhadas em 17 estados do Brasil. De acordo com a publicação, outras unidades federativas em situação semelhante a da Bahia são o Paraná, com 700.688 títulos cancelados e São Paulo, com 375.169.

O prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os eleitores realizarem a biometria expirou no dia 9 de maio deste ano. Com a eleição em outubro, o cadastro eleitoral será reaberto apenas no dia 5 de novembro.

Mudanças nas Eleições 2018

Nome Social
Agora, transexuais e travestis que vão disputar as eleições podem registar os seus nomes sociais na urnas eleitorais. A decisão foi tomada pela o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (1°) e os candidatos que não se identificam com o sexo biológico tem até o dia 9 de maio para socilitar a inclusão do nome.

De acordo com a assessoria do TSE, os candidatos devem ir até um ponto de atendimento do TRE portando o documento pessoal, título de eleitor e comprovante de residência. O TSE informou ainda que haverá uma regulamentação sobre o tema, inclusive sobre a possibilidade de eleitores ter incluído no título o nome social.

Título virtual
Nesta eleição, o eleitor poderá votar apresentando seu título eleitoral digital. O e-Título é uma iniciativa do STE para facilitar a vida do eleitor, já que não será mais preciso apresentar a versão física do documento, embora, de acordo com a asessoria do STE, ainda não haja uma previsão de quando deve acabar o documento em papel. 

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, disponível no Google Play e, no App Store. Ao inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

Voto impresso
O TSE Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante a apuração das eleições deste ano, vai usar o voto impresso que será emitido por algumas urnas para ajudar na verificação uma parte da votação. O voto do eleitor, após a confirmação na urna, será impresso e depositada em uma recipiente lacrado que ficará nas salas de votação. Isso ajudará, por exemplo, na ecuperação do resultado da votação, na hipótese de perda do resultado eletrônico.  

Segundo a assessoria do TSE, serão aproximadamente 30 mil urnas que serão divididas em todos os estados. 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.