Notícias

1 15/09/2018 15:20

A Bahia registrou o primeiro caso de sarampo neste ano. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) um homem, de 38 anos, que trabalhava na construção civil na cidade de Ilhéus, oi diagnosticado com a doença. 

Natural de Manaus, no Amazonas,  foi internado em Ilhéus, no sul do estado, após apresentar sintomas da doença no dia 17 de agosto.  O laudo que confirmou que o rapaz foi infectado pela doença saiu nesta sexta-feira (14), segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

A Sesab informou que o paciente chegou na Bahia doente. O paciente foi atendido no dia 23 de agosto e medicado na Unidade do Pronto Atendimento (Upa) Zona Sul, em Ilhéus, e já recebeu alta e não apresenta mais risco de transmissão.Mais de 400 pessoas que tiveram contato com o paciente foram vacinadas para evitar contaminação. 

De acordo com a Sesab, não há casos de pessoas infectadas pelo vírus do sarampo no estado desde 1999. Já último registro de sarampo importado que se tinha até então era o de uma criança francesa que esteve em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, já infectada pela doença. A situação ocorreu em 2011.

Em Ilhéus, a vacinação será intensificada por conta do caso de sarampo registrado na cidade.

A campanha de vacinação contra a poliomelite e o sarampo foi encerrada nesta sexta-feira, 15 dias após ter o prazo prorrogado por conta da baixa procura. 

O público-alvo da campanha é constituido por crianças de 1 a menos de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Na Bahia, 849.361 mil meninos e meninas podem tomar a vacina. A meta era imunizar 95% delas. No entanto, até a tarde desta sexta, os dados da Sesab apontavam que apenas 92,3% das crianças foram vacinadas no estado.

Mesmo com o fim da campanha, as vacinas ainda serão oferecidas nos postos de saúde.

Correio







Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - Porque o Mundo muda.
© 2010 - TV RBR - Todos os direitos reservados.